domingo, outubro 15, 2006

Software

O que você sabe sobre programas ( de computador, claro) livres ou de licença aberta?

É... eu percebi. Você sabe muito, mas muito pouco mesmo. Não fique ofendida (você machão, não tô nem aí). Minha intenção é singela. Quero apenas despertar e expor que há um vicio tão grande em mecanizar as ações que não nos policiamos sobre o nosso redor.


Bom, como como todo brasileiro pretende ser técnico de times, eu por odiar futebol pretendo apenas fazer estimativas extrapoladas para mostrar aspectos do uso de programas livres e de licenças abertas.

# Estimam (e nem sei quem estimou), que 90% dos usuários chamados desktop0 que usam Windows1, fazem um uso corsário2 do SO3 [Sistema Operacional] ( não é tão pirata assim gente). O uso corsário de um SO parece não incomodar a empresa proprietária do Copyright4 (direito autoral pro pessoal normal). A aparente perda altamente volumosa de receita que estas cópias não oficiais fazem, na realidade são mecanismos de marketing e difusão de um produto que está impregnado ao ponto de perguntar um leigo sobre a configuração de sua máquina e você ter um diálogo de maluco:

_Opa. Qual é a configuração da tua máquina? O que você tem lá, AMD, intel?

_ Ah! Eu tenho um 'Uindouz'. E vou te falar, ele é lento demais rapaz.

_Hm! Sei... mas tipo, Windows é um programa que faz o computador funcionar...

_Ah! Po, isso eu não sei. Eu tenho é 'uindous' e tá cheio de problema.

_Ah, ok. Entendi. Po, então tá. Deixa eu ir que to na minha hora. Tchau, um abraço.

_Tchau...


É pessoal... Até que ponto isso é realmente negativo? Nós vivemos no que chamam de Sociedade do Livre Mercado (nome bonito pra capitalismo selvagem) e que a base desta sociedade é o consumo (na maioria das vezes, pra mim ao menos, exacerbado). E como um dos princípios destas forma político-econômica de sociedade é a não intervenção do Estado (leia-se país, governo... qualquer coisa nessa proximidade aí galera) existem oligopólios, monopólios e outros pólios da vida. E nada mais normal que lançarem mão de meios de difundirem seus produtos. A Microsoft (dona do programa Windows) tem seus meios assim como a Gol (companhia de aviação) também tem. Se a Gol pode oferecer promoções relâmpagos (mega-ultra-hiper rápidas) por que a Microsoft não pode deixar que seu SO seja distribuído sem empecilhos?


Mas há esperança. Nem tudo está no lado $ da força. :) Há décadas atrás (mais precisamente não sei quando) um cara com pinta de maluco-beleza criou um sistema operacional chamado de GNU5. Por essa época um outro cara um tal de Linus criou um o Kernel6 (cerne, núcleo) que chamou de Linux e assim surgiu o famoso Linux (corretamente chamaríamos de GNU/Linux. Mas pra facilitar a vida chamaremos é de Linux mesmo). A filosofia por trás do Linux era de libertar o usuário desktop dos programas proprietários e tornar a vida dele mais simples. Mas com o passar do tempo não foi muito bem isso que ocorreu...


A existência do Linux deu oportunidade a quem programava de explorá-lo e alternativa a quem queria deixar de pagar ou usar software7 'ilegal' de usar algo diferente. O Linux com o passar dos anos se tornou cada vez mais popular por vários motivos, dentre eles:

#o símbolo de liberdade virtual e consequentemente legal (porque o Linux é de graça. Você pode modificar, distribuir e fazer várias coisas que com um SO proprietário não poderia)

#a grande robustez de recursos e segurança


Junto com o Linux hoje vemos que surgiram vários programas que também tem sua licença aberta. De jogos a programas corporativos.

Só que infelizmente, como eu havia dito, o Linux não atingiu a todos os objetivos. Ele não conseguiu ainda libertar o usuário desktop que em sua densa massa ainda recorre a SO corsário. Talvez porque, o nosso Linux de cada dia, não esteja ao alcance e fácil. Eu estou com a oportunidade de usá-lo e gosto cada vez mais. É cheio de recursos, me sinto seguro e não é tão mítico como falam. Mas eu ainda vejo (na minha enorme ignorância no assunto) necessária mudanças que precisam ser tomadas.


Aí vem o problema e a razão pela qual não é fácil ao usuário Jeca-Byte8 :

Os Linuxers9 são irredutíveis a mudanças. Eles aprenderam a ferro e fogo. Hoje tem segurança em usar o sistema porque tem domínio dele. Mas não pensam que as pessoas do esteriótipo Jeca-Byte não querem ter que aprender coisas muito sofisticadas. Estas pessoas querem apenas escutar seu som, fazer seu trabalho da escola, navegar na net e falar no seu mensageiro instantâneo. Compilar isso, aquilo, ir no modo texto e digitar comandos não é com elas. Menos ainda se entender com uma organização de diretórios que é bem confusa pra eles.


Súmula: Os programas SO que nem o Linux precisam de mudanças para que assim possam ser recepcionados facilmente pelo Jeca-Byte. E os usuários já estabelecidos tem que passar pela mudança, o mundo gira. E mudar não é fazer o Linux parecido com nenhum SO proprietário, ele nunca será. E também há de haver uma padronização para que a migração entre as Distros10 seja mais fácil.


Para maiores informações, por favor consultar esses links:

00 - http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rea_de_trabalho

01 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Windows

02 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Cors%C3%A1rio

03 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operativo

04 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Copyrights

& http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Direitos_de_autor

05 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Projecto_GNU

06 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Kernel

07 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Software

08 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Kernel

09 - Linux + er (indicando quem faz uso de )+plural (dado em inglês pelo S) =

Usuários de Linux

10 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux#Distribui.C3.A7.C3.B5es

& http://pt.wikipedia.org/wiki/Distribui%C3%A7%C3%B5es_de_Linux


Nenhum comentário: